Município é destaque no PREVINE BRASIL e atinge nota máxima no ISF (Indicador Sintético Final)

Por Paulo Sergio de Carvalho 27/05/2023 - 13:40 hs
Foto: Reprodução
Município é destaque no PREVINE BRASIL e atinge nota máxima no ISF (Indicador Sintético Final)
LAVRAS/CE é destaque no PREVINE BRASIL e atinge nota máxima no ISF (Indicador Sintético Final)

O município de Lavras da Mangabeira conquistou o primeiro lugar entre os municípios cearenses da ADS ICÓ/CE, no Indicador de proporção de crianças de 01 (um) ano de idade vacinadas na aps contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite b, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e poliomielite inativada.


Fonte: e-Gestor/AB; SISAB

Além de Lavras/CE, a ADS regional ICÓ-CE compreende os municípios de: BAIXIO – CEDRO - IPAUMIRIM – ICÓ -  ORÓS – UMARI


Fonte: ESUS Feedback

Na nota do Indicador Sintético Final do Previne Brasil - Ministério da Saúde, o município atingiu nesse (Q1) primeiro quadrimestre de 2023 a nota máxima 10,0. 

Lembrando que a atual gestão recebeu o município ocupando a 170° posição no ranking estadual, e na última colocação da 17° Regional de saúde, perfazendo na época somente 24,5% dos indicadores de saúde.


Fonte: ESUS Feedback

O trabalho da Atenção Básica e da atual gestão elevaram, portanto, 151 posições em dois anos em escala estadual.


“Temos melhorado os indicadores continuamente, o que demonstra que, mesmo com todos os desafios enfrentados por conta da pandemia, temos conseguido avançar em diferentes segmentos da saúde. Todas as equipes estão de parabéns pelo empenho e trabalho que vem sendo executado, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados à população. Quero aqui também parabenizar e agradecer a todos os Agentes de Saúde de nosso município pelo empenho e trabalho para chegarmos a esses índices.", comenta a secretária municipal de Saúde, Dra. Giancarla Queiroz.


O programa Previne Brasil leva em consideração sete indicadores. São eles: proporção de gestantes com seis consultas pré-natal, proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados, proporção de mulheres com coleta de citopatológico, cobertura vacinal contra diversas doenças, proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida e proporção de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada.


“Com os resultados, Lavras da Mangabeira garante o direito à manutenção de recebimento de transferências da União referentes ao programa”, disse o coordenador da Atenção Primária a Saúde no município Dr. Emerson XavierCriado em 2019, como novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do país, o Previne Brasil tem parte de seus repasses vinculados ao desempenho alcançado pelas equipes de saúde.


“A saúde é sempre um desafio para o gestor público, pois a população não pode esperar. Lidamos com a vida do cidadão, por isso sempre tive o setor como prioridade e, mesmo tendo enfrentado um momento tão difícil com a Covid-19, conseguimos manter o acesso aos serviços e direcionar os investimentos em promoção e prevenção à saúde, com ações inovadoras e focadas no bem-estar da comunidade”, explicou o prefeito Ronaldo da Madeireira.