Brasileiro sofre ataque xenofóbico em Portugal: 'Estou todo quebrado'
Um brasileiro foi espancado por um homem em um café da cidade de Braga, em Portugal, após ser vítima de xenofobia.
O que aconteceu:
O engenheiro civil Saulo Jucá, 51, estava em um café na rua de casa quando um homem se aproximou e perguntou onde ele havia nascido. "Eu estava com dois amigos e eles foram embora. Decidi ficar um pouco mais e estava falando com o dono do café quando o agressor ouviu o meu sotaque", conta Saulo ao UOL. O caso ocorreu no sábado (10).
O fiscal de obras, que mora em Portugal desde 2021 e tem cidadania portuguesa, disse ser brasileiro "com muito orgulho" e acabou agredido. "Ele partiu para cima de mim, sem nenhum motivo, batendo na minha cara, não tive tempo de me defender. Quando caí no chão, recebi chutes e socos nas costelas e no corpo todo", lamenta.
A vítima lembra que o homem que o agrediu estava com sinais de embriaguez e que sua mãe teria dito "que ele seria preso de novo". O brasileiro foi socorrido para o hospital de Braga e só teve alta no domingo (11). "Estou todo quebrado, tenho que ficar de repouso", diz.
Ele prestou queixa do caso e aguarda a polícia local coletar as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento. O exame de corpo de delito foi realizado hoje. Saulo afirma que o ataque xenofóbico foi "covarde" e aguarda justiça pelas agressões.


Paulo Sergio de Carvalho - O vexame de Elmano em Juazeiro e os sinais que o povo está enviando
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor