Profetas da Chuva preveem quadra chuvosa dentro da média em 2024 no Ceará

Por Benfica de Oliva 14/01/2024 - 17:45 hs
Foto: Pedro Matheus/Especial para O POVO
Profetas da Chuva preveem quadra chuvosa dentro da média em 2024 no Ceará
28º encontro dos Profetas da Chuva, em Quixadá, no Sertão Central, ocorrido em 2024

A quadra chuvosa de 2024 tem chances de ser dentro da média, segundo uma série de indicativos da natureza. A análise foi apresentada neste sábado, 13, no 28º Encontro de Profetas da Chuva, que acontece em Quixadá, no Sertão Central.

O encontro, realizado no campus Quixadá do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação (IFCE), é um dos mais tradicionais eventos do Sertão Central e marca o início do calendário cultural na região.

Para este ano, o indicativo principal do prognóstico foi de chuvas dentro da média do Estado a partir do fim de fevereiro. Até lá, segundo os profetas que compareceram ao evento, as precipitações devem ser irregulares.

Segundo o coordenador do evento e secretário da Cultura de Quixadá, Clébio Viriato, alguns profetas ainda estão otimistas e acreditam que as chuvas serão acima da média.

28º encontro dos Profetas da Chuva, em Quixadá, no Sertão Central, ocorrido em 2024

28º encontro dos Profetas da Chuva, em Quixadá, no Sertão Central, ocorrido em 2024

O prognóstico dos profetas é mais positivo que os indicativos de seca já mencionados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que alerta para a presença do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e influencia negativamente nas chuvas do Ceará.

"Agora a gente há de compreender que o inverno pra Funceme é diferente do inverno do agricultor, dos profetas da chuva", explica Clébio. Para os agricultores, a chuva que ajuda nas plantações e enche cisternas já é considerada positiva. Órgãos governamentais levam em conta outros marcadores, como o aporte em grandes açudes.

"Eu acredito muito mais em quem é da terra, vive da terra, conhece as manifestações da natureza porque está ali convivendo com ela na sua intimidade", afirma Clébio. Nesta edição do encontro, 23 profetas compareceram para explicar o que preveem para a quadra chuvosa.

A maioria dos profetas são da região do Sertão Central, onde há tradição de observar a natureza para prever o tempo. No entanto, Clébio afirma que há esforços para fazer uma rede de observadores da chuva, incluindo representantes do Sertão dos Inhamuns, Cariri, Maciço de Baturité e Região Metropolitana de Fortaleza, com Maranguape.

Os profetas da chuva avaliam, ao longo do ano, uma série de sinais fornecidos por elementos naturais. A altura de terrenos onde formigas e cupins fazem seus ninhos e a posição de estrelas e nuvens em determinadas datas, por exemplo, são alguns indicativos.

A análise não é feita de forma aleatória, e segue critérios sistemáticos, bem definidos. Eles são passados, por tradição oral, ao longo das gerações, e aperfeiçoados no decorrer dos anos.

As estimativas dos profetas das chuva podem ser consideradas, a seu modo, complementares a análises das chamadas ciências exatas, como a realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Fundação divulgará a sua versão do prognóstico na próxima sexta-feira, 19. 

Colaborou Alexia Vieira

Logo do O POVO