Justiça determina que idosa seja transferida de Jaguaribe para tratamento no IJF

Por Taynara Lima 18/03/2024 - 15:40 hs
Foto: FÁBIO LIMA
Justiça determina que idosa seja transferida de Jaguaribe para tratamento no IJF
Imagem de apoio ilustrativo. Paciente de 93 anos foi transferida do Hospital Municipal de Jaguaribe

Uma idosa de 93 anos, residente do município de Jaguaribe, foi transferida na última quinta-feira, 14, para realizar um tratamento de Hemorragia Digestiva Alta no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. A transferência decorre de decisão da Justiça após pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE).

De acordo com o MPCE, a paciente estava internada no Hospital Municipal de Jaguaribe, com dor abdominal e sangramento gastrointestinal, porém a unidade de saúde não contava com o suporte necessário para o tratamento.

Sobre o assunto

No início deste mês, após ser hospitalizada, o nome da mulher entrou na fila da Central de Regulação do Estado do Ceará. A filha da idosa recorreu ao Ministério Público do Ceará e solicitou a intervenção do órgão.

O promotor de Justiça David Dias de Castro Machado, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Jaguaribe, ingressou Ação Civil Pública com pedido de Tutela de Urgência solicitando o acolhimento da idosa em uma unidade que pudesse fornecer o tratamento adequado.

O estado clínico da mulher piorou nos dias seguintes, e, no último dia 11 de março, o promotor solicitou novamente a transferência da idosa, destacando a urgência na realização do procedimento.

Na última terça-feira, 12, a Justiça acatou o pedido e determinou que o Governo do Estado do Ceará providenciasse, em até 48 horas, a transferência da paciente.

Logo do O POVO