Fortaleza: Rebeldia e Esperança

Por Ciro Gomes 12/04/2024 - 18:59 hs
Foto: Thiago Gadelha
Fortaleza: Rebeldia e Esperança
Ciro Gomes: Ex-prefeito de Fortaleza

Capital cearense de alma indomável, Fortaleza ostenta em sua história a marca da rebeldia, da resistência e da esperança. Essa força, porém, se depara hoje com desafios que exigem um olhar crítico, especialmente quando projetamos a cidade que sonhamos, que é o principal motivo deste artigo. Tenho a alegria de ter podido fazer parte desta história quando, entre outros projetos, garanti abastecimento de água para a cidade com o Canal do Trabalhador e aumentei muito seu saneamento básico.

Mas ao olhar para o futuro, temos que analisar de forma transparente o presente. A violência, como um fantasma que assombra a cidade, domina diversos bairros e as facções criminosas impõe medo à população. A insegurança, que limita a liberdade e impede o desenvolvimento pleno, exige medidas contundentes por parte do governo estadual, que até o momento se mostra incapaz.

A desindustrialização do Ceará, que está ceifando o sustento de muitas famílias, como foi com o caso do fechamento da Guararapes, também é fruto da negligência e despreparo. A falta de políticas públicas que incentivem a diversificação da matriz econômica e a geração de novos empregos condena a população a um futuro incerto e de penúria.

O turismo, outrora um dos pilares da economia fortalezense, também sucumbe à má gestão. O Aeroporto Pinto Martins, em 2023, registrou seu pior resultado em número de passageiros desde 2011 (excluindo os anos pandêmicos). A queda nos voos internacionais evidencia a negligência com o desenvolvimento local, priorizando interesses políticos em detrimento do bem-estar da população.

É importante reconhecer os esforços do governo municipal, que, mesmo diante da inércia do Estado, busca soluções para os problemas da cidade. A abertura de UPAs, escolas e postos de saúde, e os resultados positivos do Spaece, demonstram um compromisso com a melhoria do acesso à saúde e à educação.

Compreender este momento de dificuldades é fundamental para vislumbrarmos o futuro. É urgente mobilizar a sociedade civil e cobrar soluções eficazes para os problemas que afetam a vida de todos. Somente através da união e do engajamento da população, Fortaleza poderá superar os desafios que enfrenta e construir um futuro digno de sua história e de seu povo.

Fortaleza é uma cidade que não sucumbirá aos joguetes ditatoriais de determinados grupos. A esperança de dias melhores permanece viva . A força e a resiliência do povo cearense, somadas à capacidade de mobilização e cobrança, serão os pilares da construção de um futuro mais justo, próspero e seguro.

Diário do Nordeste