Fernando Santana destaca beatificação da menina Benigna

Por Paulo Sergio 03/10/2019 - 18:33 hs

O deputado Fernando Santana (PT) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (03/10), a decisão do Vaticano pela beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, de Santana do Cariri.

De acordo com o parlamentar, o reconhecimento é uma vitória histórica para o povo católico cearense e, principalmente, para a região do Cariri. “Tenho certeza de que, com essa decisão, colocaremos Santana do Cariri no mapa do turismo religioso do País”, acrescentou.

O crime contra a menina Benigna aconteceu em 24 de outubro de 1941, quando ela saia para buscar água, como fazia todas as tardes em uma cacimba a poucos metros de casa. Ela foi abordada pelo adolescente Raul Alves, que a golpeou com um facão após a garota resistir às tentativas de aproximação do jovem.


Em julho passado, o governador Camilo Santana sancionou a lei que inclui a Romaria da Menina Benigna no Calendário Oficial de eventos do Ceará

Fernando Santana informou ainda que, só no ano passado, mais de 30 mil pessoas visitaram a cidade de Santana do Cariri, durante a romaria de peregrinação à mártir, “um número bastante significativo que revela a importância do turismo religioso local”. Segundo ele, com essa decisão histórica” do Vaticano, o número de visitantes dobrará nos próximos anos.

Para o deputado, a construção do monumento em homenagem à menina Benigna, em Santana do Cariri, projeto de autoria dele, vai fomentar o turismo religioso na cidade, gerando emprego e renda e fazendo com que se aqueça a economia local. “Com a estátua da menina Benigna, teremos uma movimentação crescente e um aumento considerável na renda do lugar”, avaliou.

Fernando Santana repercutiu também duas matérias veiculadas na quarta-feira (02/10) nos jornais O Povo e Diário do Nordeste, que destacaram o papel do turismo cearense no aumento da geração de empregos locais. “Numa economia que não aponta sinais de crescimento, o Ceará vai na contramão, investindo muito em todas as áreas, principalmente no turismo, que é o nosso carro-chefe”, salientou.

Em aparte, o deputado Elmano Freitas (PT), parabenizou o Vaticano e o Papa Francisco por ouvir o clamor de fé do povo cearenses em relação à vida e história de sofrimento da menina Benigna. Segundo o parlamentar, essa “é uma vitória, principalmente, para as pessoas que estão preocupadas com as crianças”.


DL/AT