Milhares de fiéis participam do encerramento da Romaria de Benigna

Por Paulo Sergio 25/10/2019 - 08:58 hs

Após o anúncio do Papa Francisco que Benigna Cardoso seria beatificada pelo Vaticano, Santana do Cariri realiza a primeira romaria. O fato levou milhares de pessoas a participarem da procissão de encerramento da romaria que iniciou no dia 15 de outubro.


O bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, destacou a importância de Benigna para a igreja e os fiéis. “Benigna é uma mártir. Com seu exemplo, ela dignifica a igreja e torna-se uma referência para milhares de fiéis”, disse. Sobre a data da beatificação o bispo afirmou: “temos que segurar a ansiedade com paciência. Em breve a igreja irá anunciar a data e nós, esperançosos, aguardamos por esse momento”.

O governador Camilo Santana esteve na procissão. Ele falou que o Estado irá construir um complexo religioso em Inhumas e que a beatificação de Benigna impulsionará o turismo religioso no Cariri. “Assim como fizemos em Canindé, iremos construir um complexo religioso, aqui em Santana, para que o romeiro se sinta bem acolhido. Quem sabe na próxima romaria não já esteja concluído? Estamos em uma região com forte turismo religioso e a beatificação de Benigna vai impulsionar ainda mais, ajudando a fortalecer a fé, mas também gerando emprego e impulsionando a economia da região”.


"Momento de muita fé e reflexão nesta quinta-feira, em Santana do Cariri, para a 16ª Romaria de Benigna. Tive a felicidade de participar da procissão e, em seguida, da missa campal em homenagem à menina Benigna, celebrada pelo Bispo Diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana. A romaria, que já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, foi a primeira homenagem desde a beatificação da menina Benigna pelo papa Francisco, no início deste mês. Agradeço a todos de Santana do Cariri pelo carinho!", finalizou Camilo.

Milhares de fiéis sairam em caminhada do Distrito de Inhumas até o centro de Santana do Cariri. Uma distância de 2,5 km onde os devotos louvaram e rezaram. O encerramento aconteceu com uma missa campal, no largo da Matriz de Sant’ana, presidida pelo Bispo Dom Gilberto Pastana e com a participação do Padre Paulo Lemos, de Santana do Cariri, e dezenas de sacerdotes de toda a região do Cariri.

Badalo