Ceará faz jogo da vida contra o Fluminense na Arena Castelão

Por Paulo Sergio 30/10/2019 - 17:14 hs

Toda partida é importante na Série A do Brasileiro, mas o confronto com o Fluminense, hoje, é imprescindível para a sobrevivência do Ceará fora da zona de rebaixamento. Na Arena Castelão, às 21h30min, as equipes se enfrentam em um jogo que ultrapassa os 90 minutos de importância.

O caráter de decisão está explícito na tabela. Passadas 28 rodadas, a pontuação é a mesma (30) com o Vovô ocupando a 15ª posição, uma à frente dos cariocas devido saldo de gols: -2 contra -10. Ambos estão no limiar da classificação, apenas um ponto a mais que os integrantes do Z-4.

Nesse cenário de pressão, o Ceará necessita de um empate para permanecer distante dos últimos quatro colocados por mais um jogo. Caso seja derrotado, pode ingressar de vez na parte baixa se o Cruzeiro, que está em 17º, com 29 pontos, ganhar o confronto com o Botafogo, no Engenhão.

Números que expressam o quão direto é o confronto, até pela sequência alvinegra no encerramento do Brasileirão: Palmeiras (F), Internacional (C), Fortaleza (F), Chapecoense (F), São Paulo (C), Flamengo (F), Athletico-PR (C), Corinthians (C) e Botafogo (F).

Então uma vitória sobre o Fluminense surge como oportunidade de respiro e confiança. Mesmo tendo encerrado o jejum de resultados positivos, o técnico Adilson Batista ainda não conta com o respaldo pleno do torcedor, assim como o desempenho da equipe em casa não é o ideal, com aproveitamento de 52,4%.

Sem ter conseguido repetir uma escalação sequer desde a chegada em Porangabuçu, totalizando seis jogos, o novo comandante já cravou um nome entre os titulares: Bergson. Autor de gols diante de Avaí e Vasco da Gama, o centroavante ganhou a posição de camisa 9 e muda a formação alvinegra para o 4-2-3-1, com uma trinca de meias para lhe auxiliar no setor ofensivo.

Visitante modificado

O Fluminense desembarcou na capital cearense ontem, durante a tarde, e não teve tempo hábil para treinar. Sem vencer há três jogos e próximo do Z-4, o técnico Marcão confirmou o retorno do meia e capitão Paulo Henrique Ganso entre os titulares, auxiliando na armação com Nenê e Daniel.

A outra mudança significativa também está no setor. Como Allan, responsável pela saída de bola, está suspenso, a opção da comissão será pelo substituto imediato Yuri, atleta com poder de contenção.

No plantel, as demais baixas são a dupla de zagueiros Matheus Ferraz, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, e Mascarenhas, com contusão no joelho direito.


DN