Dia de São José, padroeiro do Ceará e das chuvas no sertão

Por Paulo Sergio 19/03/2020 - 09:37 hs

No dia 19 de março, é celebrado o Dia de São José. O santo é o padroeiro do estado do Ceará e também de municípios cearenses, como Missão Velha, Aquiraz, Potengi, Catarina, Maracanaú, Ubajara, Granja; por isso, a data se comemora com feriado estadual.

São José, segundo a Bíblia, esposo de Maria, pai adotivo de Jesus Cristo e com ofício de carpinteiro, é um santo bastante popular da Igreja Católica. Ele é considerado o protetor das famílias, dos trabalhadores e da Igreja. E ainda, é popularmente conhecido entre os nordestinos, pelo prenúncio do bom inverno.

O dia de São José é carregado de um sentimento de esperança para o homem do campo, pois conforme a crendice popular, se chover nesse dia, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a boa colheita.

O período chuvoso no Ceará se concentra nos meses de fevereiro a maio, mas é no mês de março que se registra a maior média histórica de chuvas no Estado. Essa coincidência, contribui para fortalecer a fé do sertanejo e atribuir a retomada do inverno ao padroeiro.

Vale ainda dizer que essa crença é alimentada pelos “profetas da chuva”, que fazem previsões do tempo a partir da interpretação de sinais da natureza. E também, pelos artistas que abordam essa temática no cordel, no teatro e na música, por exemplo.

Com a confirmação de casos do novo coronavírus (Covid-19) no Ceará, paróquias do estado suspenderam a programação em homenagem a São José. As atividades que celebram o padroeiro do Ceará ocorrem desde o último dia 8 de março com missas, mas a procissão de encerramento, marcada para o dia 19 de março, já está cancelada em Fortaleza e em várias cidades do interior.

Badalo