Camilo: “O lockdown está em discussão”

Por Paulo Sergio 02/05/2020 - 11:38 hs

O governador Camilo Santana afirmou que se reunirá com especialistas ao longo do fim de semana para tratar do endurecimento das medidas de isolamento social. Isso se deve a questão do aumento do número de casos de coronavírus em Fortaleza e no Estado.

“Estamos discutindo medidas de endurecimento. Ainda estamos avaliando. A partir da orientação científica, com relatório, que medidas serão essas, para restringir a Capital. Vamos passar o fim de semana trabalhando para endurecer e garantir que o isolamento social seja cumprido”, declarou Camilo.  “O lockdown está em discussão”, completou.

O governador ressaltou que a tendência é prorrogar o decreto que vence no próximo dia 5 de maio. “Observamos o crescimento dos casos no Estado, fortemente na Capital, aumento de mortes. Isso nos exige tomarmos decisões orientadas pelos especialistas”, pontou.

Ao ser questionado sobre a questão da flexibilização das atividades, Camilo afirmou não ser o momento em Fortaleza. “O que posso afirmar, em Fortaleza, não é o momento. Nesse momento, não há menor possibilidade de flexibilização”, destacou.

Lockdown

Lockdown significa confinamento, que consiste em fechar praticamente tudo, com exceção das farmácias, supermercados e hospitais. Caso o sistema de saúde já não consiga atender toda demanda de pacientes diagnosticados, essa é a alternativa do Governo para tentar conter a evolução da pandemia da COVID-19. É uma espécie de toque de recolher, mas de maneira mais rígida.

FOCUS