Fechamento de serviços essenciais no Ceará é mentira, afirma Camilo

Por Paulo Sergio 04/05/2020 - 09:24 hs

O endurecimento prometido pelo governador Camilo Santana para as regras de isolamento social gerou boatos e fake news sobre a interrupção de negócios considerados essenciais pela população e o chefe de Executivo desmentiu as afirmações nas redes sociais no fim da noite do domingo.


As medidas já empregadas pelo Governo do Estado visam diminuir a contaminação pelo novo coronavírus no Ceará.

Desde o primeiro decreto, em 19 de março, no qual algumas empresas tiveram que ter a atividade interrompida, os serviços essenciais foram mantidos pelo Governo do Estado. Nas demais renovações, mesmo quando algum rigor foi empregado, serviços como os citados pelo governador não sofreram qualquer alteração.

  • Regras mais rígidas

Na última sexta-feira, o governador do Estado alertou a população sobre as fake news disseminadas em grupos de WhatsApp e informou da criação de um serviço de checagem pelo Governo do Estado para combater os boatos.

Juntamente com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Camilo manifestou preocupação com o elevado número de contaminação e mortes pela Covid-19 e afirmou que o decreto de isolamento que deixa de vigorar a partir deste terça-feira (5) será prorrogado com regras mais duras.

Ao convocar uma coletiva, havia a expectativa que o novo anúncio fosse feito com a determinação de um lockdown no Estado, a exemplo do que acontece em São Luiz, onde todas os estabelecimentos foram fechados temporariamente e as pessoas direcionadas para suas casas, inclusive com a presença de policias nas ruas.


No entanto, Camilo afirmou que as normas do novo decreto só seriam divulgadas após análise de informações pelo comitê que estuda a crise deflagrada pelo novo coronavírus. As reuniões aconteceram ao longo do fim de semana.

DN