Lavras da Mangabeira/CE comemora hoje(20/05) 204 anos de Emancipação Política

Por Paulo Sergio 20/05/2020 - 09:41 hs

Hoje o aniversário é do Município de Lavras da Mangabeira que completa 204 anos de emancipação política. 

Data relevante para o Ceará que teve naquela pequenina Vila, vultos tão importantes que perduram até os dias atuais. Foram homens e mulheres com grande capacidade intelectual que levaram o nome de Lavras para cenário estadual, nacional e internacional.


20 de maio de 1816, quando o povoamento de São Vicente Ferrer das Lavras da Mangabeira desmembrou-se da Vila do Icó, através da Carta Régia e o Alvará de Funcionamento, assinada, pelo então, Príncipe Regente Dom João VI, com um vasto território que compreendia os povoamentos de São Caetano, hoje, Várzea Alegre, Umary e A Venda, atual, Aurora. A partir dessa data ficou denominada de Vila de São Vicente das Lavras.


Lavras possuía uma vida econômica, social e cultural latente, atraindo para si a fama de Município próspero até o seu centenário, em 20 de maio de 1916. 


"Rogo a Deus e ao nosso padroeiro São Vicente Ferrer que desça dos céus luz para iluminar nossos conterrâneos e nossa terra, a fim de que Lavras volte a ter a importância de outrora", escreveu Cristina Couto (historiadora lavrense).