Fundeb: Governo e relatora fecham acordo; fundo pode pagar até 85% do salário dos professores

Por Paulo Sergio 21/07/2020 - 19:09 hs

O Governo Bolsonaro e a relatora do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), professora Dorinha Seabra, fecharam acordo acordo para aprovação do fundo na Câmara dos Deputados.

O líder do Governo da Casa Legislativa, Major Vítor Hugo, destacou que o Executivo vai apoiar a PEC.

Foram aceitas as sugestões do Governo. Nesse sentido, haverá um aumento de participação da União para 23% em 2026 e a vinculação de 5% para área da primeira infância.

Na proposta fechada, poderá ser ainda destinado o percentual de 85% para o pagamento de salários e outros 15% para investimentos. Na proposta inicial dos deputados, não havia montante mínimo, o que desagradava a equipe econômica.


O Deputado Federal Mauro Filho fala direto do plenário da Câmara Federal, onde agora ocorre votação da ampliação e manutenção do FUNDEB no texto permanente da constituição brasileira e traz a notícia que SIM, ficou assegurado a ampliação dos recursos de 10% para 23%, garantindo assim mais investimentos nas escolas, nos salários dos professores, melhorando assim o futuro do nosso país, pois sem educação não caminhamos para a frente!