A dois anos da corrida pela Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidenciável Ciro Gomes se reaproximaram, selaram a paz e abriram caminhos para construção de uma nova aliança nacional entre PT e PDT.
Lula e Ciro estavam rompidos desde 2018 e, com a interlocução do Governador Camilo Santana, se reuniram no início de setembro, em São Paulo, mas, somente, nesta quarta-feira, vazou a informação sobre o encontro. A revelação é do Jornal O Globo.
O cenário nacional, com a divisão entre os partidos de esquerda e de centro-esquerda, e a corrida pelas prefeituras que ampliou ainda mais o fosso entre as chamadas forças do campo progressista, contribuíram para a reaproximação entre os principais líderes do PT e PDT.
A reunião dos dois caciques políticos abre canais para o debate sobre uma ampla aliança com vistas à sucessão do presidente Jair Bolsonaro em 2022. A boa relação entre ambos foi quebrada em 2018 quando Ciro esperava apoio do PT para concorrer à sucessão presidencial. A retirada do PC do B na aliança que estava sendo construída, à época, pelo PDT, deixou ainda mais irritado o pedetista.
Com o distanciamento entre Ciro e Lula, aliados dos dois líderes passaram a trocar farpas, com acusações e agressões verbais, o que os manteve rompidos por quase dois anos. A corrida pela Prefeitura de Fortaleza foi um dos temas que o governador Camilo Santana tratou com o ex-presidente Lula para abrir a agenda com o presidenciável Ciro Gomes. Camilo trabalhou para o PDT e o PT se unirem na disputa pela sucessão do prefeito Roberto Cláudio, mas o Diretório Municipal optou pela candidatura de Luizianne Lins. A aliança no PDT e PT ficou frustrada, mas deixou a porta aberta para os dois partidos se unirem em 2020.
Ceará Agora
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Promessas de Elmano de Freitas: governador do Ceará instalou adutoras, mas não construiu...
Duas mulheres ficam feridas após desabamento em calçadão de Morada Nova, no Ceará
Maranguape lidera ranking nacional da violência pelo segundo ano seguido; Ceará tem trê...
Governo de Lavras da Mangabeira avança nas tratativas para reabertura da CONAB no municí...
Paulo Sergio de Carvalho - Quando a palavra deixa de ser patrimônio