Mulher diz que 'instinto de mãe' a fez atacar ladrão após assalto em SP

Por Redação G1 06/12/2020 - 09:06 hs

A mulher de 50 anos que viralizou nas redes sociais ao reagir a um assalto, derrubar o ladrão com o guarda-chuva e recuperar o celular da filha relatou que reagiu para proteger a adolescente de 15 anos em São Vicente, no litoral de São Paulo. "Foi instinto de mãe", relembra a moradora em entrevista ao G1 neste domingo (6).

A tentativa de assalto aconteceu na Rua Ipiranga, no Centro, e a ação foi registrada por câmeras de monitoramento (veja vídeo abaixo) que mostram quando o assaltante tira à força o celular da adolescente, tentando fugir de bicicleta. Em seguida, a mãe da menina joga o guarda-chuva, momento que ele se desequilibra e cai na rua. Ela continuou golpeando o homem com ajuda de moradores que se mobilizaram.

"Fiz mais por justiça, de ver o rosto da minha filha assustada. Ele estava mexendo com minha filha. Ela ficou tentando pegar no ar e eu corri e joguei o guarda-chuva nele. Só gritava ‘não rouba a minha filha’ ", relembra a mãe.
Mulher reage a assalto, derruba ladrão com guarda-chuva e recupera celular em São Vicente
Mulher reage a assalto, derruba ladrão com guarda-chuva e recupera celular em São Vicente

Ela explica que estava com a adolescente fazendo compras nas lojas do centro comercial e no momento da tentativa de assalto as duas aguardavam o motorista de aplicativo para retornar para a casa. Enquanto elas esperavam, o homem se aproximou e tirou o celular à força. A mãe explica que, no momento, não havia pensado nas consequências e reagiu por impulso.

Os moradores que estavam próximos ao local incentivaram a reação da mãe. "Um rapaz ajudou, o outro falava ‘bate mais, bate mais' ", comenta. Ela diz que todos se reuniram e que imobilizaram o homem por um tempo, até que o assaltante conseguiu fugir, deixando bicicleta, chinelos e moletom para trás. O guarda-chuva utilizado para golpeá-lo ficou completamente destruído após a reação da mãe.

Depois de passar pela situação e conseguir recuperar o aparelho celular, um homem que ajudou as duas as levou até um bar localizado na rua para tomar uma água e se acalmarem. Ela reitera, ainda, que fez uma cirurgia recente na cervical e, agindo pelo instinto, esqueceu da situação. "Não posso fazer nenhum esforço, depois senti as dores", conta.


Ela ainda ressalta que o correto é não reagir nessas situações, relembrando um episódio há três anos, quando foi assaltada e entregou o celular. Mas afirma que a situação e a revolta fizeram com que ela tomasse a atitude desta vez. "A gente faz tudo no sacrifício para roubarem a gente, chega uma hora que vamos nos revoltando. Está demais. Depois eu fiquei pensando no que poderia acontecer se ele estivesse armado", relembra.

Apesar do medo, ela e a filha ficaram bem e conseguiram retornar em segurança para casa. A moradora diz que não imaginava que o momento tivesse sido filmado, e se assustou com a repercussão nas redes sociais. Nos comentários, internautas elogiam a postura da mulher, a chamando de super-heroína e supermãe.

"As pessoas vibram nos comentários, falam ‘coisa linda de se ver’, ‘ai queria estar lá’. A gente que é trabalhador e vê algo assim se revolta", comenta. Apesar de ter ficado bem, ela aproveita a repercussão para conscientizar e responder os comentários na web. "Repito que não se deve reagir. Depois fiquei pensando que foi Deus que me guardou por não acontecer algo pior", ressaltou em um comentário.