Pistoleiros impõem terror e morte em Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe

Por Fernando Ribeiro 08/01/2021 - 09:44 hs

Pistoleiros impõem terror e morte em Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe
Advogado ex-vereador de São João do Jaguaribe, Vicente R Freire, 60 anos, foi morto por pistoleiros

São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. As duas cidades são vizinhas (a 220 Km de Fortaleza) e fazem parte da região baixa do Vale do Jaguaribe, no interior cearense. Juntas possuem pouco mais de 37 mil habitantes. Em comum entre elas, a violência armada praticada por pistoleiros, bandidos pagos por mandantes de assassinatos constantes.  Em 2020, 38 pessoas foram executadas ali. O mais recente caso teve como vítima um advogado, político e gestor público.

A morte do ex-vice-prefeito, ex-vereador e presidente da câmara Municipal,  e que era o procurador do Município de São João do Jaguaribe, Vicente Robson Chaves Freire, 60 anos, ocorrida na manhã da última terça-feira (5),  reforçou o clima de terror vivido pelos moradores das duas cidades jaguaribanas nos últimos dois anos. A ausência de um aparato forte de segurança pública na região deixa os assassinos de aluguel à vontade para praticar seus crimes.

A maioria dos 38 assassinatos ocorridos no ano passado nas duas cidades (23 em Tabuleiro do Norte e 15 em São João do Jaguaribe) continua sem respostas das autoridades policiais, do Ministério Público e da Justiça. O “silêncio” imposto à população pelos mandantes e executores dos homicídios reforça o estado de medo na região e a impunidade dos pistoleiros.

Casas abandonadas

Em São João do Jaguaribe, mais de 15 famílias já abandonaram suas casas e mudaram para outras cidades, por temerem se tornar as próximas vítimas dos bandidos.  Mas, nem mesmo isso é suficiente para conter a pistolagem.

Foi o que aconteceu ao advogado e ex-vereador. Depois de receber propostas de pagamentos  frutos de extorsões, recusá-las e passar a ser ameaçado, Vicente Robson decidiu mudar-se com a família para a cidade vizinha, Tabuleiro, mas ao retornar a São João do Jaguaribe para  exercer suas atividades na Procuradoria do Município de cuidar de uma propriedade rural, “Doutor Vicente”, como era conhecido, acabou sendo morto.

O crime ocorreu no momento em que o advogado e procurador observava o trabalho de empregados de sua propriedade. Dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima e a executaram com tiros à queima-roupa.  A Polícia foi acionada e, horas depois, encontrou na zona rural, uma moto abandonada, veículo com queixa de roubo e que pode ter sido usado na fuga dos atiradores.

O clima na cidade de São João do Jaguaribe é tenso e a população permanece calada, esperando das autoridades uma resposta contra o crime.