Vítima de tentativa de assassinato é dada como morta e reaparece viva em MS

Por Daniel César 12/06/2021 - 10:47 hs
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Vítima de tentativa de assassinato é dada como morta e reaparece viva em MS
Bombeiros procuravam corpo de homem supostamente assassinado

Um homem de 33 anos que havia sido considerado morto apareceu vivo em Paraíso das Águas, em Mato Grosso do Sul. As Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros haviam mobilizado ontem equipes para encontrar o corpo dele que teria sido supostamente assassinado e jogado de uma ponte.

A busca começou depois que um homem confessou ter participado do assassinado da suposta vítima na quarta-feira (9). Segundo a denúncia, Mário Lima havia sido morto por João Carlos Colman Freitas, de 38 anos. O crime aconteceu no dia 31 de maio.

João teria esfaqueado Mário e o jogado da ponte no Rio Verde. Ele teria recebido ajuda de José Augusto, que confessou o crime e foi preso em flagrante. No depoimento, José afirmou que, após o suposto assassinato, a dupla sofreu um acidente de trânsito e o automóvel caiu no rio. O colega, João Carlos, ficou preso às ferragens e morreu afogado.

Ao mesmo tempo que equipes foram mobilizadas para encontrar o corpo de Mário, outra equipe foi até o local indicado pelo suspeito para o acidente e localizou o carro. O corpo de João Carlos estava já em estado de decomposição.

Diante das evidências, José Augusto foi preso em flagrante pelo assassinato de Mário Lima, ainda que o corpo não tivesse sido encontrado pelas equipes da busca. O suspeito chegou a passar por uma audiência de custódia ontem e o flagrante foi convertido em prisão preventiva.

A história estaria praticamente encerrada não fosse por um dado curioso: Mário Lima, a vítima de assassinato, apareceu vivo na cidade ontem ao final do dia, surpreendendo familiares e a própria polícia, que o convocou para depor.

Em depoimento, ele contou à polícia que tinha acabado de sacar R$ 2 mil e havia encontrado a dupla num bar da cidade. Os três passaram a se embebedar, ainda no dia 30 de maio. Segundo a vítima, ela acordou no dia seguinte desnorteada e em uma pousada nas proximidades de Campo Grande (MS), que fica a 277 km de Paraíso das Águas. Ele disse que estava sem dinheiro e sem o aparelho de celular.

Questionado pelos policiais o motivo de não ter avisado à família que estava vivo, o homem alegou que não sabia foi dado como morto e que não tinha condições financeiras de retornar e, por isso, teria pedido ajuda para a Assistência Social da capital, que possibilitou o transporte apenas ontem.

Diante dos fatos, José Augusto foi libertado porque a vítima não foi assassinada. Entretanto, ele deve responder por homicídio com eventual dolo, por conta do acidente que matou o outro suspeito, e pelo roubo dos R$ 2 mil.