Fora de casa, Fortaleza encara vice-líder Athletico-PR e tem missão de derrubar tabus

Por Brenno Rebouças 03/07/2021 - 11:53 hs
Foto: Aurelio Alves
Fora de casa, Fortaleza encara vice-líder Athletico-PR e tem missão de derrubar tabus
Ex-Coritiba, Robson, do Fortaleza, conhece bem o campo do Athletico-PR

Quando se imaginaria que partida entre Fortaleza e Athletico-PR seria um duelo de times do G-4 da Série A do Campeonato Brasileiro? As boas campanhas de Leão e Furacão, ambas comandadas por técnicos estrangeiros, elevaram o jogo a este patamar e, quando a bola rolar hoje à noite, na Arena da Baixada, a partir das 19 horas, a perspectiva é de boa disputa.

As campanhas são semelhantes. Vice-líder, o Athletico-PR tem apenas um ponto a mais que o Tricolor — mas os paranaenses tiveram um jogo adiado —, tendo também uma vitória e um gol marcado a mais, além de um tento sofrido a menos. Os dois são parecidos até na formação tática, jogando com uma linha inicial de três zagueiros.

O português António Oliveira, porém, comanda o Rubro-Negro há mais tempo do que o argentino Juan Pablo Vojvoda está no Pici. O europeu chegou em outubro de 2020, como auxiliar, e foi promovido em março, enquanto o sul-americano assumiu o Leão em maio. Ambos, porém, possuem o elenco nas mãos e sabem explorar o que o time tem de melhor.

Em casa, o Furacão é indigesto. Totalmente adaptado ao gramado sintético, que não está na maioria dos estádios do país, explora as características que o campo oferece para apresentar um jogo veloz e ofensivo. O atacante Robson, que já jogou bastante na Baixada, quando defendia o Coritiba-PR, sabe o quanto é complicado jogar lá, mas acredita em uma rápida assimilação de seus companheiros, devido a intensidade com a qual o time joga.

É um gramado diferente, o jogo vai ficar bem rápido e dinâmico. Cabe a gente assimilar o mais rápido possível e se acostumar. Creio que vamos fazer um bom jogo, nos adaptar rápido e conseguir uma vitória, que vai ser muito bom pra gente", disse o atacante.

O problema é que o Athletico-PR defende invencibilidade de nove jogos como mandante na Série A. A última derrota em casa no Campeonato Brasileiro foi em dezembro do ano passado. Nesta contagem, somente Internacional-RS e São Paulo, na edição passada, e Chapecoense-SC, há duas rodadas, conseguiram sair de domínios rubro-negros com pelo menos um ponto.

Além desse tabu, o Tricolor luta também para quebrar outros dois. O de nunca ter vencido o Furacão em Curitiba e o de não ganhar do Athletico-PR há cinco partidas. Um triunfo simples joga tudo por terra.

Para esse difícil duelo, Vojvoda não poderá contar com Matheus Jussa e Wellington Paulista, ainda no departamento médico, e Quintero, expulso na partida passada. Tinga, porém, deve retomar a titularidade. Do outro lado, António Oliveira tende a reconduzir ao time titular Pedro Henrique, Christian e Vitinho, que foram poupados contra o Fluminense-RJ, devido ao desgaste.

"Cabe a nós saber lidar com isso e fazer de tudo para que saiamos com a vitória. Então é se entregando, se doando, não ficar esperando o time deles e tentar fazer o que a gente vem fazendo nos últimos jogos", prega Robson.

Athletico-PR x Fortaleza

Athletico-PR
3-4-3: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Léo Cittadini); Marcinho, Richard, Christian e Abner; Terans (Nikão), Vitinho e Matheus Babi. Téc: António Oliveira

Fortaleza
3-5-2: Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Éderson, Felipe, Matheus Vargas e Lucas Crispim; Robson e David. Téc: Vojvoda

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 2/7/2021
Horário: 19 horas (de Fortaleza)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli-MG
Assistentes: Guilherme DIas Camilo-FIFA/MG e Fernando Nándrea Antunes-FIFA/MG
VAR: Emerson de Almieda Ferreira-MG
Transmissão: TNT, Rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5, Facebook e YouTube do O POVO Online (áudio)

OPOVOonline