Fortaleza: De uma casa alugada à Libertadores da América

Por Tom Barros 29/12/2021 - 11:07 hs
Foto: Divulgação
Fortaleza: De uma casa alugada à Libertadores da América
Fortaleza: De uma casa alugada à Libertadores da América

Nas voltas mirabolantes que a vida dá, nem o maior de todos os adivinhos poderia imaginar o salto que o Fortaleza daria neste ano 2021 agonizante.

No final da década de 1950, a sede do Leão era uma casa alugada na Rua Júlio César, na Gentilândia, bem perto do PV, entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Rua Adolfo Herbster. Modesta. Improvisada. Na época era assim. Não havia as vultosas receitas de hoje.

O clube dependia das rendas nos estádios e do bolso de alguns dirigentes apaixonados. Anos depois, o Leão passou a ter sede própria no Pici, sem os requintes de agora. Algumas vezes, essa sede quase foi a leilão, pois as dívidas do clube eram enormes. Foi salva pela ação de mecenas tricolores, que evitaram o pior. Atualmente, a moderna sede do Fortaleza revela o equilíbrio financeiro alcançado por uma gestão profissional.

O rígido controle entre receitas e despesas trouxe a saúde financeira que, mediante contratações significativas, elevou padrão técnico da equipe. Daí às vitórias em campo e o êxito na Série A.

Hoje, quem passa pela pequena casa da Rua Júlio César nem imagina que a ali um dia já foi a sede do hoje quarto melhor time do Brasil, com vaga até na Libertadores.

DN