Fortaleza fatura bi da Copa do Nordeste sob chuva no Castelão lotado e de forma invicta

Por Redação O Povo 04/04/2022 - 10:56 hs
Foto: Aurelio Alves
Fortaleza fatura bi da Copa do Nordeste sob chuva no Castelão lotado e de forma invicta
Invicto, Tricolor conquistou segundo título da Copa do Nordeste

Debaixo de chuva, com um homem a menos e depois de um apagão no Castelão, o Fortaleza conquistou pela segunda vez o título da Copa do Nordeste. A campanha invicta selou o segundo título do argentino Juan Pablo Vojvoda no clube em menos de um ano de trabalho.

Numa partida com poucas chances reais de gol, o pênalti convertido por Yago Pikachu aos 47 minutos do primeiro tempo foi fundamental para o Tricolor levar para o Pici mais uma orelhuda.

A qualidade do jogo ficou comprometida por uma gramado pesado, devido à chuva que caiu antes, no intervalo e na reta final do segundo tempo, mas também pela estratégia do Sport-PE de jogar o primeiro tempo de forma extremamente precavida. O técnico Gilmar Dal Pozzo escalou uma formação com três zagueiros, mas que defensivamente alternava entre uma linha de cinco e de seis, dificultando bastante a vida do ataque do Fortaleza.

Os jogadores do Tricolor até que conseguiam chegar na grande área adversária, mas lá dentro eram desarmados ou tinham a jogada interrompida por um defensor do Rubro-Negro, que espanava a bola. Por conta disso, logo aos dois minutos de jogo, Renato Kayzer pediu pênalti de Sabino. O jogador do Sport levantou a perna alto para afastar uma bola aérea e aparentemente teria acertado o rosto do atacante do Leão do Pici. No monitor do VAR, porém, o árbitro viu que não houve contato, apesar da jogada perigosa.

Moisés, que finalmente voltara ao time titular, foi o jogador mais perigoso do Fortaleza em campo. Em jogadas geralmente iniciadas pelo lado esquerdo, ou servia companheiros para finalizar, como fez com Lucas Lima, ou arriscava e via algum zagueiro se jogar na trajetória da bola. Em uma sobra, Hércules chutou, porém por cima do gol. O jovem volante, inclusive, justificou a chance como titular, com marcação forte e ajudando na saída de bola, sendo um dos melhores em campo. Ele ainda finalizou uma bola de longe, testando a atenção do goleiro Maílson, que defendeu.

O Sport teve rigorosamente uma chance na primeira etapa, com Sander, que recebeu uma bola longa pela esquerda, colocou por entre as pernas de Pikachu e invadiu a área. Ele finalizou rasteiro e Walef espalmou.

Já aos 45 minutos, em nova investida de Moisés, o zagueiro Thyere perdeu no mano a mano e derrubou o atacante tricolor. O pênalti foi marcado e Pikachu cobrou. A bola passou por baixo de Maílson.

Atrás no placar, o Leão da Ilha teria que sair para o jogo. Para isso, Dal Pozzo trocou um atacante por um volante, para não se expor tanto. Os pernambucanos até que tentaram durante toda a segunda etapa buscar o empate, mas com a chuva que caiu no intervalo, o gramado estava mais encharcado ainda.

O Sport só conseguiu assustar com bolas cruzadas na área e arremates de cabeça, como os de Naresi e Sabino, ou em chutes de longa distância, como o de Juba. Walef defendeu dois desses lances e acompanhou o outro, que foi para fora.

Uma penalidade foi marcada a favor do Rubro-Negro aos 24 minutos. Sander foi para cima de Benevenuto, pela esquerda, e quando entrava na área, pela lateral, Benevenuto se desequilibrou, caiu, mas não evitou o contato com o jogador adversário. Mais uma vez o VAR foi utilizado e a imagem mostrou que o lance aconteceu fora da grande área.

O clima ficava cada vez mais tenso e Robson, que entrara aos 21 minutos, acertou cotovelada em Thyere aos 34 e foi denunciado pelo árbitro de vídeo, levando vermelho direto.

No final, com chuva caindo novamente, a bola já não corria e o Sport ia no desespero. Uma segunda bola jogada em campo gerou confusão entre as duas áreas técnicas do Castelão. O apito final veio aos 58, quando os jogadores do Fortaleza já comemoravam em frente ao banco de reservas e a torcida já soltava o grito de “é campeão”.

A orelhuda foi levantada por Tinga, que foi desfalque por lesão, e Titi, que era o capitão. Com o segundo título do Leão do Pici, o futebol cearense se iguala ao pernambucano com quatro conquistas do Nordestão.

Fortaleza 1x0 Sport-PE

Fortaleza
3-5-2: Max Walef; Landázuri, Benevenuto e Titi; Pikachu, Hércules, Zé Welison, Lucas Lima (Jussa) e J. Capixaba; Moisés (Romero) e Kayzer (Robson). Téc: Vojvoda

Sport-PE
3-4-3: Mailson; Thyere, Sabino e Chico (Alanzinho); Ewerthon, William Oliveira, Denner (Jáderson) e Sander (L. Hernandez); L. Juba, Bill (Naresi) e Parraguez. Téc: Gilmar Dal Pozzo

Local: Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 3/4/2022
Árbitro: Marielson Alves Silva-BA
Assistentes: Alessandro Rocha Matos-FIFA/BA e Elicarlos Franco de Oliveira-BA
VAR: Wagner Reway-RN
Cartões amarelos: Capixaba e Romero (FOR) Parraguez, Denner, Carlos Eduardo e Ronaldo (SPO)
Cartão vermelho: Robson (FOR)
Gols: Yago Pikachu, aos 47 min/1T (FOR)
Público e renda: 60.045 presentes/R$ 1.344.238,00

OP+