Suspeito de matar vereador de Horizonte é preso em Massapê

Por Redação O Povo 12/08/2022 - 12:29 hs
Foto: Reprodução/Instagram
Suspeito de matar vereador de Horizonte é preso em Massapê
O vereador Francisco José dos Santos, conhecido como Franzé do Hospital, tinha 44 anos de idade

Suspeito de matar vereador de Horizonte, Francisco José dos Santos, o Franzé do Hospital, é preso em Massapê. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, e houve apreensão de uma arma de munições. O crime aconteceu na sexta-feira, 5, em uma churrascaria. O suspeito já tem condenação pelo crime de latrocínio e estava foragido, com 15 anos de pensa a cumprir.

De acordo com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, há três dias uma moto que teria sido utilizada no crime foi localizada. "Conforme as investigações, ele teria roubado no meio do mês de julho, também em Horizonte. Ontem tivemos o indicativo da localização dele no Interior Norte", afirmou. A prisão foi realizada por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará e da Polícia Militar do Ceará.

Um cerco foi realizado durante a quinta-feira, 11, e a prisão realizada na madrugada de sexta. "Quando ele foi preso, estava com uma arma de fogo e a perícia vai dizer se ela foi utilizada no homicídio", ressaltou Caron. O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional de Sobral, onde será ouvido.

Vereadores acreditam em crime político


O vereador Haroldo da Saúde concedeu entrevista à TV e Web rádio Novo Horizonte e informou que ele e outros vereadores estavam almoçando com Franzé do Hospital. Estavam também o vereador Getúlio Vargas, Renan do Posto Coluna e Antônio Filho. Ele relata que todos os aparelhos celulares estavam em cima da mesa, e nada foi levado. Eles foram obrigados a deitar no chão enquanto o executor foi em busca de Franzé. "Perdemos um pai de família, amigo e cidadão de bem, uma pessoa que lutava por justiça social", lamentou.


O político ressalta que o crime foi uma execução. Ele disse que o clima político em Horizonte é tenso em razão das eleições para a Câmara de Vereadores. Haroldo, emocionado, pediu que o caso fosse desvendado.


O vereador Getúlio Vargas afirmou que eles estavam na Câmara Municipal de Horizonte e, por volta das 12h40min, foram almoçar. Ele afirmou que foram aproximadamente cinco ou seis tiros na cabeça de Franzé. A suspeita do vereador é de que seja um crime político, pois eles são oposição.


Os dois ainda ressaltaram que, por pouco, outro vereador que estava no local também não foi morto. Eles relatam que o executor chegou a apontar a arma para o vereador Antônio Filho, mas não o matou por falta de munição.


Governadora afirma que crime contra vereador não ficará impune


A governadora Izolda Cela utilizou as redes sociais para comentar o caso como inaceitável. Ela afirmou que determinou ao secretário da Segurança que enviasse o reforço necessário para a imediata identificação e prisão dos envolvidos.


"O crime não ficará impune. Ao mesmo tempo me solidarizo com os familiares e amigos do vereador Franzé do Hospital diante de tão trágico acontecimento", relata. (Colaborou Jéssika Sisisnando)

OPOVOonline