Bolsonaro não foi convidado para o Círio, diz Arquidiocese de Belém

Por Sandy Mendes 08/10/2022 - 10:33 hs
Foto: Buda Mendes/Getty Images
Bolsonaro não foi convidado para o Círio, diz Arquidiocese de Belém
Bolsonaro faz campanha para a disputa do 2º turno presidencial e busca consolidar apoio cristão

Após a confirmação da presença do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) no Círio de Nazaré, a Arquidiocese de Belém emitiu uma nota afirmando que não houve convite oficial ao chefe do Executivo. O Círio é uma tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

“Tomamos conhecimento da presença do senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal”, diz o comunicado.

Segundo a com a Arquidiocese, o acesso do parlamentar às embarcações será de responsabilidade da própria Marinha e que não está permitida a utilização política do evento religioso.

Candidato à reeleição, Bolsonaro faz campanha para a disputa do segundo turno presidencial e busca consolidar apoio junto do eleitorado cristão. O presidente Jair chegou em Belém na noite de sexta-feira (7/10) e participa da Romaria Fluvial nesta manhã. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o acompanha.

Esta será a segunda vez que Bolsonaro participa da festa cristã. Em 2015, esteve em Belém para a celebração enquanto ocupava o cargo de deputado federal.

Leia íntegra da nota da Arquidiocese:

“O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém, com todas as atividades que lhe são características.

Tomamos conhecimento da presença do senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal. Entretanto, reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação.

Comunicamos ainda que cabe ao Arcebispo de Belém a condução da Imagem Peregrina em todas as etapas de embarque e desembarque do Garnier Sampaio.

Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio.