Cuiabá vence e empurra o Ceará para a zona de rebaixamento da Série A

Por Mateus Moura 28/10/2022 - 09:00 hs
Foto: FCO FONTENELE
Cuiabá vence e empurra o Ceará para a zona de rebaixamento da Série A
Técnico Lucho González no jogo Ceará x Goiás, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A

Após ser derrotado pelo Internacional no Beira Rio, restou ao Alvinegro de Porangabuçu torcer por tropeços de Atlético-GO e Cuiabá para não terminar a 34ª rodada na zona de rebaixamento. Desta vez, entretanto, os resultados não foram totalmente benéficos ao Vovô, que passa integrar o temido Z-4 restando quatro jogos para o fim da competição.

Na Arena Pantanal, contando o apoio da torcida e contra o Avaí, fragilizado pelo péssimo desempenho em jogos anteriores, o Cuiabá tinha uma única missão: vencer. E foi o que aconteceu. O clube catarinense até teve diversas chances para abrir o placar, mas desperdiçou todas e foi punida nos acréscimos, quando Pepê, de fora da área, acertou um belo chute para decretar o triunfo do Dourado.

Com a vitória, o time mato-grossense chegou aos 34 pontos, igualando-se ao Ceará na tabela. Por ter duas vitórias a mais que o Alvinegro de Porangabuçu no torneio, o Cuiabá ultrapassou o time cearense pelo critério de desempate, assumindo a 16º posição e jogando o Vovô para 17º.

No outro jogo que interessava o Ceará, o duelo entre São Paulo e Atlético-GO foi repleto de emoção. O Dragão, com somente um ponto de diferença em relação ao Alvinegro, entrou em campo precisando apenas do empate para ultrapassar o Vovô na tabela, já que também possui mais vitórias que o clube de Porangabuçu no certame.

O Rubro-Negro, após sair atrás no placar, empatou o marcador no segundo tempo e por pouco não virou o confronto. O goleiro Felipe Alves, diversas vezes adversário do Ceará quando atuou pelo Fortaleza, desta vez tornou-se um aliado. Com defesas importantes, o arqueiro evitou o segundo tento do Dragão e possibilitou, consequentemente, que o chute de Luan, já no último lance do embate, garantisse a vitória do São Paulo por 2 a 1.

O “acaso”, que foi generoso diversas vezes com o Ceará, mudou de rumo. A situação complicada que o escrete vive no Brasileirão é reflexo de uma campanha que assusta, a pior do clube na história dos pontos corridos até a 34ª rodada. Nos 16 jogos recentes, o escrete preto-e-branco venceu somente um, sofreu oito derrotas e empatou sete vezes – ou seja, dos 48 pontos possíveis, conquistou 10, o que representa aproveitamento de 20,8% neste recorte.

Sem vencer há oito jogos na competição, o Vovô agora não depende somente de si para manter-se na Série A pelo sexto ano consecutivo, algo que seria inédito para o futebol nordestino. Para otimizar as chances de sucesso de permanência, o time comandado por Lucho González terá que mudar por completo o rendimento dentro de campo nos quatro desafios finais que tem pela frente: Fluminense, em casa; Corinthians, fora; Avaí, fora; Juventude, já rebaixado, em casa.

Sequência final de Cuiabá e Atlético-GO

O Cuiabá, principal adversário do Vovô no momento na luta contra a Série B, joga a próxima partida contra o Botafogo no Rio de Janeiro. Na sequência, o Dourado ainda encara o líder Palmeiras na Arena Pantanal, o Atlético-MG no Mineirão, que luta por vaga na Libertadores, e finaliza o certame em Mato Grosso diante do Coritiba.

Vivo e com boas possibilidades para escapar, o Atlético-GO tem duelos difíceis. O Dragão enfrenta o Santos em Goiânia, encara o Fortaleza no Castelão, volta a atuar em casa diante do Athletico-PR e encerra o certame perante o América-MG em Belo Horizonte.

Logo do O POVO