Como conversar com você mesmo no WhatsApp e usar espaço para anotar ideias

Por Redação Portal PÓS 04/11/2022 - 09:36 hs
Foto: Reprodução
Como conversar com você mesmo no WhatsApp e usar espaço para anotar ideias
Como conversar com você mesmo no WhatsApp e usar espaço para anotar ideias

Já parou para pensar em como seria útil ter como conversar com você mesmo no WhatsApp? O aplicativo de mensagens é o queridinho dos brasileiros há muitos anos, nos ganhando por ser prático, fácil de usar e gratuito. Ele pode ser acessado pelo celular ou computador, está a apenas alguns cliques de distância e eu aposto que você já pensou em usá-lo como um bloco de notas, não é?

A boa notícia é que isso já é possível! Sim, você pode enviar mensagens para si mesmo e aproveitar o aplicativo para guardar informações e links importantes, rapidamente abrir um arquivo do celular no computador (e vice versa), e também anotar aquelas ideias que aparecem no meio do dia e não queremos esquecer. Essa é mais uma opção para o bloco de notas, com a vantagem de conseguir acessar a conversa pelo computador e também garantir um backup.

Sem mais delongas, hoje você vai descobrir a resposta para a pergunta “como faço para mandar mensagem para mim mesmo no WhatsApp?”, e garantimos que é mais fácil do que imagina! Confira o passo a passo de um jeito fácil e simples para fazer isso.

Como conversar com você mesmo no WhatsApp: uma forma prática e rápida

Apesar de haver algumas maneiras mais complexas de abrir uma conversa com si mesmo no aplicativo, a forma mais simples é criar um grupo só com você. Seguindo os passos abaixo, em poucos segundos você já vai ter mais uma opção de bloco de notas no seu celular.

Crie um grupo no WhatsApp com você mesmo

O melhor jeito de responder “como faço para mandar mensagem para mim mesmo no WhatsApp” é por meio de um grupo, adicionando e em seguida removendo um contato. Dessa forma, você terá um grupo só com você mesmo, veja a seguir!

Mas é importante saber que os passos são diferentes para celulares com sistema operacional Android e iOS, ok? E as duas formas estão explicadas abaixo.

Passo-a-passo no celular Android

Caso o seu celular seja um Android, siga as instruções a seguir:

  1. Clique no ícone verde e redondo localizado no canto inferior direito do aplicativo, para iniciar uma nova conversa.
  2. O WhatsApp vai abrir todos os seus contatos, com algumas opções acima da lista de telefones.
  3. Dentre elas, escolha “Novo Grupo” e selecione alguém da sua lista. Atenção aqui: a ideia é imediatamente remover a pessoa do grupo, contudo, ela será notificada sobre essa ação. Por isso, escolha um contato próximo e, de preferência, avise essa pessoa do que você está fazendo.
  4. Em seguida, adicione um nome ao grupo, lembrando que ele será o nome da sua conversa consigo mesmo, e clique no ícone verde do canto inferior direito para finalizar a configuração.
  5. Com o grupo criado, aperte o nome da conversa e role a tela até encontrar a lista de participantes.
  6. Remova a outra pessoa adicionada ao grupo, e pronto! Agora você já tem uma conversa só com você no aplicativo.

Passo-a-passo no iPhone – iOS

Todavia, se o seu celular é um iPhone, as etapas mudam um pouquinho, veja só:

  1. No canto superior direito, clique em “Novo Grupo” e adicione uma pessoa da sua lista de contatos. Lembrando que apesar de ser removida do grupo depois, ela será avisada dessa movimentação, e por isso é legal optar por um contato mais próximo e avisá-lo dessa ação.
  2. Dê um nome ao grupo, que será a sua conversa, e clique em “Criar”.
  3. Agora, clique sobre o nome da conversa, vá até a lista de participantes, pressione a outra pessoa da relação de contatos e opte por “Remover do grupo”
  4. Pronto, agora você já pode começar a salvar links e informações importantes no seu WhatsApp!

Pode ser que essa ação deixe o grupo duplicado, mas não tem problema. Basta arquivar uma das conversas e utilizar a outra.

WhatsApp como bloco de notas e até ferramenta profissional

Viu só como é fácil? Agora você já pode começar a conversar com você mesmo de uma forma prática e segura. Afinal, caso você perca seu celular, basta ter um backup ativado para recuperar suas conversas em um novo aparelho, e assim garantir que suas ideias, links e informações essenciais estarão salvas e acessíveis.

Além disso, essa pode ser uma ótima ferramenta de trabalho, caso você use o aplicativo para fins profissionais. Assim, conseguir abrir uma conversa só com você no app de mensagens tem potencial para ser mais uma ferramenta de organização para o seu dia a dia.

E se você gostou de aprender como conversar com você mesmo no WhatsApp e quiser saber mais sobre como usar a tecnologia a seu favor, não se esqueça de se inscrever na Palestra da Pós-Graduação do Evento Carreira em Pauta 2022. Ele acontecerá entre os dias 15 e 17 de fevereiro e será 100% online, das 19h às 21h, com direito a sorteios e descontos.

Blog Portal Pós