Robô de quatro braços realiza transplante de pulmão na Espanha

Por Emma Pinedo/Reuters 22/04/2023 - 08:41 hs
Foto: Reprodução/Twitter
Robô de quatro braços realiza transplante de pulmão na Espanha
Robô de quatro braços realiza transplante de pulmão em paciente em Barcelona, na Espanha

A partir de uma técnica inovadora, médicos de um hospital na Espanha realizaram um transplante de pulmão com a participação de um robô e em uma nova via de acesso que não requer mais a separação das costelas e a abertura do tórax, de acordo com os especialistas.

Cirurgiões do hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, ​​usaram um robô de quatro braços apelidado de “Da Vinci” para cortar uma pequena seção da pele, gordura e músculo do paciente para remover o pulmão danificado e inserir um novo através de uma incisão de oito centímetros na parte inferior do esterno, logo acima do diafragma.

Segundo eles, o novo procedimento é menos doloroso para o paciente, pois a ferida fecha facilmente e é mais seguro do que o método tradicional, que exige uma incisão de 30 centímetros e um pós-operatório muito delicado.

“Acreditamos que é uma técnica que vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o período pós-operatório e reduzir a dor. Esperamos que essa técnica acabe se espalhando para mais centros”, afirmou Albert Jauregui, chefe do Departamento de Cirurgia Torácica e Transplantes Pulmonares do Vall d’Hebron, à imprensa nesta segunda-feira (17).

O procedimento pioneiro, que até agora só havia sido usado para tratar o câncer de pulmão, foi realizado em Xavier, um homem de 65 anos que precisou de um transplante de pulmão devido à fibrose pulmonar.

                Transplante com a participação de robô foi bem sucedido

                                                  Reprodução/Twitter


Xavier disse que se beneficiou da nova técnica. “O resultado é que posso falar com vocês e contar um pouco da minha história”, disse.

A Espanha é líder global em transplantes de órgãos, com uma média de 7 doadores e 15 transplantes por dia em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde espanhol.

https://twitter.com/i/status/1647874140018204673

(Edição de Inti Landauro e Christina Fincher)