Calor de 70ºC e supercontinente: as previsões catastróficas para a Terra

Por Caio Santana 29/09/2023 - 15:56 hs
Foto: Reprodução
Calor de 70ºC e supercontinente: as previsões catastróficas para a Terra
Calor de 70ºC e supercontinente: as previsões catastróficas para a Terra

Segundo o pesquisador, "as perspectivas do futuro distante parecem muito sombrias". Grande parte do planeta, diz ele, "poderá enfrentar temperaturas entre 40 °C e 70 °C".

Apesar das mudanças climáticas e eventos extremos com mortes que já vemos na atualidade, pesquisas sugerem que o planeta deve permanecer habitável por muito tempo até a formação do Pangea Ultima.


Projeções de modelos indicam a terra praticamente inabitável para a maioria dos mamíferos, incluindo humanos, daqui milhões de anos Imagem: Divulgação/ University of Bristol

Quando o supercontinente for formado, o estudo projeta que apenas 8% a 16% da Terra será habitável.

"É de vital importância não perder de vista nossa atual crise climática, que é resultado das emissões humanas de gases de efeito estufa. Enquanto estamos prevendo um planeta inabitável em 250 milhões de anos, hoje já experimentamos calor extremo que é prejudicial à saúde humana. Por isso é crucial alcançar emissões líquidas zero o mais rápido possível", alertou a coautora do estudo, Eunice Lo, pesquisadora em mudanças climáticas e saúde.

Somos a espécie dominante, mas a Terra e o seu clima decidem quanto tempo isso dura. O que vem depois ninguém sabe. A espécie dominante pode ser algo completamente novo.

Alexander Farnsworth, líder do estudo, em entrevista ao The Guardian