Pré-candidato é morto a tiros no Guarujá

Por Redação UOL 29/12/2023 - 17:59 hs
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Pré-candidato é morto a tiros no Guarujá
Momento em que pré-candidato é morto a tiros no Guarujá

Câmeras de segurança flagraram o momento em que o pré-candidato a prefeito do Guarujá Thiago Rodrigues, 34, é morto com nove tiros na rua Caraguatatuba, no bairro Paecara, no distrito de Vicente de Carvalho.

O que aconteceu

Atirador chegou atirando contra a vítima. As imagens registraram o criminoso se aproximando do pré-candidato, que aparenta estar no celular, e disparando diversas vezes contra o homem. Uma pessoa está no mesmo lado da calçada e corre após perceber a ação criminosa.

Pré-candidato correu após ser alvejado. Mesmo assim, o atirador foi atrás da vítima, que cai logo depois ao lado de um automóvel. O criminoso ainda se aproxima do corpo e aparenta fazer novos disparos. Algumas pessoas que estão na rua correm desesperadas após notarem o assassinato.

Criminoso fugiu em bicicleta. Após os disparos, o homem volta ao local onde deixou a bicicleta usada para chegar até a vítima e foge. Ele aparenta estar de boné preto e uma máscara de proteção. Não é possível saber se o atirador teve apoio de outra pessoa para cometer o crime.

Pré-candidato fazia denúncias nas redes

Rodrigues era um ativista nas redes sociais. Ainda como blogueiro, começou a fazer oposição à ex-prefeita Maria Antonieta (MDB) em 2008, época em que ia à Câmara Municipal acompanhar o trabalho dos vereadores nas sessões de terça-feira.

Em agosto deste ano, ele afirmou que foi "diversas vezes ameaçado de morte". "Tive que sair do país por alguns meses, mudar de casa, comprar carro blindado, pois a PF [Polícia Federal] disse que não poderia me proteger", escreveu.

Na mesma publicação, Rodrigues anunciou a intenção de se lançar prefeito. A confirmação ocorreu no dia 23 de novembro, quando formalizou sua filiação à Rede Sustentabilidade.

Com 10 mil seguidores no Facebook, ele decidiu fundar seu próprio jornal online. O "A Pérola Guarujá" foi criado em março de 2012. Nele, Rodrigues compartilhava ações sociais da cidade e criticava a qualidade dos serviços públicos.

Homossexual, tinha a causa LGBTQIA+ como uma de suas bandeiras. Em novembro, sua página divulgou ação da Defensoria Pública do município, que realizou um mutirão para pessoas trans alterarem o nome. Em 14 de novembro, publicou foto no Instagram durante sua visita à parada gay de São Vicente, também na Baixada Santista.

Há dois anos, Rodrigues investiu em um novo negócio. Em dezembro de 2021, ele criou a Pérola Net, empresa sediada no bairro de Morrinhos cuja principal atividade era fornecer internet por fibra óptica.

"Tive que me virar sozinho para manter minha integridade e minha vida a salvo, pois a polícia me virou as costas na hora que mais precisei, mas nunca desisti. [...] Só eu sei tudo que passei, todas ameaças e agressões que enfrentei sozinho".

Thiago Rodrigues em publicação nas redes sociais


Assassinado com 9 tiros

Rodrigues foi alvejado com nove tiros na rua Caraguatatuba, no distrito de Vicente de Carvalho. Ele participava de uma confraternização com amigos quando foi chamado na rua.


UOL - Seu universo online