Cidade de AL ergue maior Cristo do mundo, com dobro da altura do Redentor

Por Carlos Madeiro 27/01/2024 - 07:49 hs
Foto: Weverton Melo/Prefeitura de Pilar/Divulgação
Cidade de AL ergue maior Cristo do mundo, com dobro da altura do Redentor
Cabeça do Cristo já está pronta; monumento terá 70 metros

A cidade de Pilar (35 km de Maceió), em Alagoas, está construindo o que será o maior monumento de Cristo do mundo, com 70 metros de altura.

Considerando só a estátua, são 60 metros —o restante é a base. O custo da obra é de R$ 12,2 milhões.

Para se ter ideia da grandeza do monumento, é quase o dobro da altura do Cristo Redentor, no Rio, que tem 38 metros (30 de estátua e 8 de pedestal). No mundo, o maior até agora é o Cristo Rei, na Polônia, com quase 50 metros no total. Portugal tem um monumento com 110 metros de altura, também chamado de Cristo Rei, mas só 28 metros correspondem à estátua. 

Cabeça do Cristo já está pronta; monumento terá 70 metros Imagem: Weverton Melo/Prefeitura de Pilar/DivulgaçãoCabeça do Cristo já está pronta; monumento terá 70 metros                 Imagem: Weverton Melo/Prefeitura de Pilar/Divulgação

A base da estátua e o rosto do Cristo já estão quase prontos, no Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto, na região do Alto do Santo Cruzeiro. O monumento todo vai pesar quase 3 mil toneladas. Dentro dele, um elevador levará os visitantes a uma plataforma de vidro no coração do Cristo, para terem uma visão panorâmica da cidade e da lagoa Manguaba. A ideia é que, com o Cristo, seja criado um circuito turístico religioso na cidade.

No entorno do Cristo, a prefeitura promete construir um parque ambiental, uma praça de alimentação, um espaço para venda de lembrancinhas e um estacionamento para ônibus.

Existe uma concentração de fluxo e investimentos do turismo no litoral alagoano, e uma estátua desse porte pode ajudar a descentralizar as visitas, de acordo com Daniel Vasconcelos, professor e pesquisador de turismo e território da Ufal (Universidade Federal de Alagoas).


UOL - Seu universo online