Produtores comemoram inverno junto com o Abolição

Por Roberto Moreira 27/03/2024 - 08:44 hs
Foto: Reprodução
Produtores comemoram inverno junto com o Abolição
Produtores comemoram inverno junto com o Abolição

Os produtores cearenses e os trabalhadores rurais estão em festa com a melhor recarga hídrica dos últimos 10 anos para o período. Chove forte no Cariri, Centro-Sul, Norte, Ibiapaba, Inhamuns, nos Sertões de Crateús e no Litoral. A chuva ainda não chegou forte no Sertão Central, como no ano passado.

O governador Elmano de Freitas, no Dia de São José, fez uma declaração importante. “No Ceará está assim, chove e faz sol, faz sol e chove”.  E arrematou: “Isso é bom demais. Isso é que é um bom inverno”, concluiu o mandatário. Embora a chuva esteja caindo, as autoridades na gestão dos recursos hídricos pontuam que a expectativa continua sendo de chuvas abaixo da média para a quadra chuvosa (fevereiro a maio). Diante disso, o Governo vem se reforçando e organizando uma gestão equilibrada da água. 

O pessoal do agronegócio não está vibrando muito. Consideram um absurdo o erro da FUNCEME. A FAEC se pronunciou declarando ter se decepcionado com a FUNCEME e o Instituto Nacional de Meteorologia. Em resumo, os produtores se queixam porque poderiam produzir mais, lucrar mais. O mais importante para o Governo não é a guerra de narrativas e sim a chuva, a recarga dos açudes, o agricultor plantando, colhendo a primeira safra ou a safra de dezembro. O inverno forte faz bem ao semiárido e ao sertanejo.


Roberto Moreira