Precatórios do Fundef: pagamento da 3ª parcela aos professores do Ceará é suspenso

Por Mirla Nobre 28/03/2024 - 21:05 hs
Foto: FERNANDA BARROS
Precatórios do Fundef: pagamento da 3ª parcela aos professores do Ceará é suspenso
Recebem precatórios do Fundef professores que estiveram na rede estadual entre 1998 e 2006

O pagamento da terceira parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores da rede estadual do Ceará foi suspenso. A informação foi divulgada em nota, nesta quinta-feira, 28, pela Secretaria de Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag).

As pastas informaram que por “questões técnicas” não será possível efetuar o pagamento previsto para o dia 1º de abril. Os precatórios seriam lançados na folha de pagamento deste mês.

Ainda no comunicado, os órgãos informaram que “estão trabalhando para que o pagamento seja realizado o mais breve possível”. Não foi divulgada uma nova data para o pagamento até o momento.

Na terceira parcela, está previsto o benefício a 50.248 professores, a mesma quantidade do último pagamento. Essa quantidade de profissionais refere-se aos que estavam ativos entre 1º de agosto de 1998 e 31 de dezembro de 2006. Confira a lista.

O Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação dos Municípios do Ceará (Apeoc) disse em nota, nesta quinta-feira, 28, que foi protocolada uma solicitação de urgência para esclarecimentos na Casa Civil sobre a suspensão do pagamento. “Não concordamos com qualquer recuo na supracitada data de pagamento”, disse o sindicato.

Ainda segundo a entidade, serão tomadas “todas as medidas jurídicas cabíveis para que se efetive o pagamento da 3ª parcela dos Precatórios do Fundef o mais rápido possível”. “Os profissionais da educação do Estado do Ceará exigem e merecem respeito. A nota absurda do governo sequer aponta a nova data de pagamento”, contesta a Apeoc.

Logo do O POVO