Renato acusa presidente de comissão de arbitragem baiana de indicar expulsão de Diego Costa

Por Redação do ge — Salvador 28/04/2024 - 09:21 hs
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato acusa presidente de comissão de arbitragem baiana de indicar expulsão de Diego Costa
Renato em derrota do Grêmio para o Bahia

derrota do Grêmio para o Bahia causou fúria no técnico Renato Portaluppi. Mas não pelo desempenho do time, e sim com a arbitragem. Ou uma interferência na arbitragem, como acusou o comandante tricolor. Segundo ele, o ex-árbitro Jailson Macedo Freitas, presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana, indicou a expulsão de Diego Costa ao quarto árbitro Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA).

O ge entrou em contato com a Federação Baiana de Futebol e atualizará a matéria com uma manifestação de Jailson Macedo Freitas assim que receber.

Já nos acréscimos da partida na Fonte Nova, com o Bahia vencendo por 1 a 0, o árbitro Bráulio da Silva Machado recebeu a informação de que Diego Costa teria feito alguma ofensa. O centroavante, no banco de reservas, recebeu cartão vermelho. Imediatamente, Renato mandou todos os suplentes deixarem o gramado, mesmo antes do fim de jogo. O treinador também saiu de cena.


Jailson Macedo de Freitas no campo da Arena Fonte Nova — Foto: Reprodução/Sportv


– Eu tirei o time para não ser expulso e ninguém mais fosse expulso. O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele (Jailson) que diz que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada. Aí você quer que eu deixe meus jogadores para ser expulso, ou eu mesmo ser expulso? Aí não dá – declarou Renato.

Irritado, embora não tenha subido o tom nas declarações, o técnico citou até John Textor, presidente do Botafogo. O dono da SAF do clube carioca tem feito acusações de supostas manipulações no futebol brasileiro, inclusive entregando documentos à Polícia Civil.

– Eu estou até calmo para explicar, mas temos que pensar no futebol brasileiro. Até onde a CBF quer que o campeonato ande naturalmente? Ou será que temos que dar mais atenção ao presidente do Botafogo pelas entrevistas dele? Uma pessoa que é diretora de arbitragem da Federação Baiana do lado do quarto árbitro. Ele que apontou e mandou expulsar o Diego – reforçou o treinador.

– Vocês querem que leve o futebol brasileiro a sério? Eu estou aqui por vocês (jornalistas), porque nem deveria estar dando explicações. Se depender do presidente, vai só a molecada disputar o Campeonato Brasileiro. Vamos fazer os pontos necessários e botar os moleques – disparou na sequência da declaração.