Chuva alaga Porto Alegre, Guaíba sobe 5 m e prefeitos da região fazem apelo

Por Redação UOL 04/05/2024 - 15:24 hs
Foto: Reprodução
Chuva alaga Porto Alegre, Guaíba sobe 5 m e prefeitos da região fazem apelo
Chuva alaga Porto Alegre, Guaíba sobe 5 m

O Guaíba atingiu a marca de 5,04 metros de altura neste sábado em Porto Alegre - a maior já registrada desde a enchente de 1941. O sistema de proteção contra enchentes, que circunda a cidade, foi projetado para suportar até 6 metros de altura.

As autoridades pedem a evacuação de duas áreas de Porto Alegre - parte do centro histórico e do bairro Sarandi, na zona norte. Já os prefeitos de São Leopoldo e Canoas também pedem a saída de moradores de áreas atingidas. Ainda há previsão de chuva para hoje.


Em Porto Alegre, há risco de rompimento de dique que represa o rio Gravataí. Na manhã de hoje, o prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu que moradores das comunidades do entorno de Sarandi, na zona norte da cidade, deixem suas casas. "Ontem à noite estive no dique atrás da Fiergs, que está extravasando, e conseguimos fazer a vedação, mas hoje começou um vazamento por cima do dique. Por isso, queria convidá-los a sair de suas residências e vir para os abrigos da prefeitura", disse Melo.


Defesa Civil emitiu alerta na sexta-feira (3). O órgão publicou nota alertando sobre o risco de rompimento do dique da Fiergs. "Evacuem áreas de risco e busquem locais seguros".

Em Canoas, a prefeitura também emitiu alertas de evacuação entre ontem e hoje. Há mais de 50 mil pessoas em áreas de risco afetadas pelo temporal, conforme a Folha de S.Paulo. "A água avançou muito rápido e hoje o nosso comando é da evacuação de todo lado oeste da cidade, com a retirada de todos os moradores. (...) Nós temos hoje oito abrigos em funcionamento e temos em torno de 3 mil pessoas acolhidas, e estamos abrindo mais 11 abrigos", disse o prefeito Jairo Jorge (PSD) em live na manhã de sábado.


Três helicópteros auxiliam na retirada de moradores em Canoas, segundo o prefeito. O político disse que, mesmo com os avisos de evacuação de ontem, muitos moradores não deixaram suas casas e agora estão ilhados - muitos em cima dos telhados

Em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, prefeito pede que famílias das regiões nordeste e norte da cidade deixem suas casas, alertando para o nível do rio dos Sinos. "Vão para a casa de parentes ou locais onde a prefeitura determinou, saiam de casa, protejam sua vida, a vida de sua família", disse Ary Vanazzi (PT).

UOL - Seu universo online