IFCE abre licitação para construção do campus Lavras da Mangabeira
Investimento de mais de R$ 17,5 milhões marca nova fase da expansão federal do ensino técnico no interior do Ceará
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abriu licitação para a construção do Campus Lavras da Mangabeira, empreendimento que integra a Expansão IV da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O edital prevê a contratação de obra de engenharia, com valor total estimado em R$ 17.592.163,72.
A licitação ocorrerá na modalidade Concorrência, forma eletrônica, com sessão pública marcada para o dia 4 de novembro de 2025, às 9h (horário de Brasília). O critério de julgamento será o menor preço por item, e o modo de disputa adotado será aberto e fechado, conforme previsto no edital.
Estrutura e capacidade
Em sua primeira etapa de implantação, o Campus Lavras da Mangabeira contará com:
Pavilhão acadêmico e pavilhão administrativo;
12 salas de aula e 5 laboratórios;
13 salas administrativas, biblioteca, refeitório, cantina e quadra poliesportiva;
Salas de atendimento odontológico, enfermaria e apoio psicossocial;
Sala de professores, 10 gabinetes individuais e sala de convivência.
O novo campus terá capacidade para atender até 800 estudantes, e contará com 40 professores e 26 técnicos administrativos em seu quadro de servidores.
Impacto regional e compromisso local
A ampliação da rede do IFCE está alinhada com os objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca promover excelência acadêmica e democratizar o acesso à educação pública de qualidade em todo o país.
Enquanto a licitação avança, os trabalhos de terraplanagem seguem em ritmo intenso no terreno de 7 hectares destinado à unidade. Segundo o prefeito de Lavras da Mangabeira, Ronaldo da Madeireira, o município tem feito sua parte para garantir o andamento das obras.
Prefeito de Lavras da Mangabeira - Ronaldo da Madeireira
“Alugamos máquinas apropriadas para acelerar os trabalhos que cabem ao governo municipal e estamos ultimando nossa contrapartida”, destacou o prefeito.
Com o novo campus, Lavras da Mangabeira se prepara para se tornar um novo polo de formação técnica e tecnológica no interior cearense, fortalecendo o desenvolvimento educacional e econômico da região.
Paulo Sergio de Carvalho - O fantasma de Ciro assombra o Abolição
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor