“Pode trazer as diferenças, vamos ver quem tem moral para encarar essa discussão”, diz Ciro Gomes
Ex-ministro reage a críticas do grupo governista e desafia aliados de Elmano e Camilo a debater coerência política no Ceará
O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) voltou a protagonizar o debate político no Ceará ao rebater críticas vindas de integrantes do grupo que comanda o Governo do Estado durante cerimônia de sua filiação ao PSDB cearense nesta quarta-feira (22/10). Em tom firme, Ciro declarou: “Pode trazer as diferenças, vamos ver quem tem moral para encarar essa discussão”, em resposta ao que classificou como tentativa de desqualificação por parte de aliados do governador Elmano de Freitas (PT) e do ex-governador Camilo Santana (PT).
Nos bastidores, o grupo governista tem questionado as recentes adesões políticas que Ciro vem recebendo na capital e em todo o interior do Ceará, interpretando os movimentos como uma sinalização de que o tucano poderá disputar novamente o governo estadual em 2026 — hipótese que ele próprio ainda não confirmou.
Ciro, no entanto, reagiu dizendo que há uma “tentativa forçada” de deslegitimar sua influência política e ressaltou que, se existem contradições no campo da oposição, especialmente entre os nomes hoje vinculados ao PSDB, também não faltam incoerências no bloco governista.
“Se querem falar de coerência, vamos colocar tudo na mesa. Contradição existe em todo canto, mas quero ver quem tem moral para sustentar o debate olhando nos olhos do povo cearense”, disparou o ex-ministro.
A fala de Ciro evidencia o clima de acirramento político no estado, que começa a se intensificar mesmo com as eleições ainda distantes. Analistas observam que o tucano busca reocupar espaço no cenário estadual, após anos de protagonismo seguido de rompimento com o grupo de Camilo Santana, hoje senador e figura de grande influência no governo Elmano.
Enquanto isso, lideranças ligadas ao Palácio da Abolição tentam minimizar o avanço das conversas políticas em torno de Ciro, mas admitindo nos bastidores que a movimentação do ex-governador tem provocado desconforto entre aliados.
A disputa pelo imaginário do eleitor cearense parece, mais uma vez, ter em Ciro Gomes um dos principais nomes no centro do debate.


Paulo Sergio de Carvalho - O vexame de Elmano em Juazeiro e os sinais que o povo está enviando
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor