MERENDA NAS FÉRIAS: Fernando Santana sugere programa de alimentação

Por Paulo Sergio 01/10/2019 - 09:13 hs

O deputado Fernando Santana (PT) sugeriu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25/09), a criação de um programa de alimentação durante o período de férias escolares.

De acordo com o parlamentar, o projeto de indicação 306/2019 tem objetivo de combater a insegurança alimentar durante este período de recesso escolar. “A fome não tira férias e a falta da alimentação neste período de 30 dias pode acarretar doenças e desnutrição que afetam na sobrevida desses jovens”, justificou.


Santana acrescentou que muitos alunos, em decorrência das precárias condições financeiras, têm na merenda escolar "talvez a única refeição do dia". “Já ouvi diversas mães afirmando que a alimentação fornecida pela escola é o principal fator para que seus filhos estejam na aula, ficando o estudo em segundo plano, por isso, a importância deste projeto”, ressaltou.


O deputado também relatou os esforços do governo do Estado em planejar e implantar políticas públicas que ofereçam melhores condições de vida e desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Dentre as ações governamentais do Ceará, cito o Programa Mais Infância e seus subprogramas, que zelam pela qualidade de vida dos jovens cearenses”, falou.

O parlamentar informou que o projeto prevê também, além da disponibilidade da alimentação nas férias, reforços escolares e programas de atividades educacionais nas escolas “para que as crianças não compareçam no ambiente apenas para as refeições, mas sim, continuem em constantes aprendizados”.

Em aparte, o deputado Salmito (PDT) parabenizou a iniciativa do correligionário pelo “cuidado de completar a formação alimentar dos nossos jovens no período de recesso e férias”. Enquanto isso, o deputado Guilherme Landim (PDT) acrescentou que, em 2009, quando foi prefeito do município de Brejo Santo, acrescentou mais uma refeição durante o período escolar, o que acarretou um melhor rendimento dos alunos. “Incluímos o café da manhã nas escolas e isso só trouxe bons resultados para nossos alunos”, contou.

Já o deputado Tony Brito (Pros) informou em seu aparte que também tramita na Casa o projeto de indicação 353/2019, de sua autoria, sobre o fornecimento de merenda escolar diferenciada para alunos com o diagnóstico de diabetes e doenças celíacas na rede pública do Estado.