Prefeito de Lavras/CE, Ronaldo da Madeireira grava vídeo desmentindo FAKE NEWS sobre presença da PRF no município

Por Paulo Sergio 14/11/2022 - 19:48 hs
Foto: Reprodução
Prefeito de Lavras/CE, Ronaldo da Madeireira grava vídeo desmentindo FAKE NEWS sobre presença da PRF no município
Prefeito Ronaldo da Madeireira grava vídeo desmentindo FAKE NEWS em Lavras/CE

O Prefeito de Lavras da Mangabeira, Ronaldo da Madeireira acaba de gravar vídeo desmentindo FAKE NEWS publicada por adversários em Emissora de Rádio e Rede Sociais local.

No vídeo, levado as redes sociais do gestor municipal, o prefeito diz não poder ficar calado diante de tantas inverdades proferidas por aqueles que buscam disseminar Fake News sobre a vinda freqüente da PRF ao município.


Divulgação de fake news só serve para desinformar além de caluniar e difamar pessoas. Na hora de se informar, o cidadão deve levar em consideração fontes oficiais e confiáveis.

Publicar ou compartilhar uma informação mentirosa ou manipulada não é crime previsto na esfera penal, mas o conteúdo pode ser enquadrado e denunciado nos crimes de injúria, calúnia ou difamação, caso atinja a reputação de uma pessoa.

No Brasil, o Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra. São eles: calúnia, difamação e injúria.


Veja o que cada um significa e as penas previstas:

·        Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.

·        Difamação: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.

·        Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa.


Todos têm penas semelhantes, e a detenção menor que quatro anos pode ser convertida em cesta básica e outros serviços.