Médico e ex-professor universitário é preso suspeito de abusar sexualmente de aluna no Ceará
Um médico e ex-professor universitário, identificado como Yuri Portela, foi preso nesta quinta-feira (29), suspeito de abuso sexual e violência psicológica contra uma aluna. Ele foi detido em Quixadá, no interior do Ceará, onde os crimes teriam ocorrido. Yuri lecionava em uma faculdade particular do município.
A ordem de prisão considerou indícios de que o investigado, enquanto docente em instituição de ensino superior local, utilizava sua posição para constranger a aluna a manter relações de cunho sexual, oferecendo vantagens acadêmicas, como acesso a avaliações e pontos em trabalhos.
Em nota, os advogados Júnior Pinheiro e Bruno Queiroz, que representam a defesa do médico, informaram que tomaram conhecimento dos fatos recentemente e que, no momento, ainda está realizando a análise técnica e detalhada dos autos. "Por ora, não há manifestação a ser prestada à imprensa, sobretudo em respeito ao devido processo legal e ao sigilo necessário para a adequada condução da defesa", disse o posicionamento dos advogados.
O Ministério Público do Ceará (MPCE) informou que há também indícios de outras condutas possivelmente criminosas e de outras vítimas. Por isso, as investigações prosseguem até a completa elucidação dos fatos.
Segundo o Ministério Público, a medida cautelar foi necessária não apenas pela gravidade dos fatos, mas também para garantir a ordem pública, preservar o andamento das investigações e evitar novas abordagens ou intimidações à vítima. O processo tramita em segredo de Justiça.
g1/CE


Paulo Sergio de Carvalho - “Passar o pano” na política: quando a lealdade cega substitui a ética pública
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor