Jaguaribe tem temperatura de 38,7ºC, quinta mais alta do país

Por Gioras Xerez, g1 CE 20/09/2022 - 08:21 hs
Foto: Prefeitura de Jaguaribe/Divulgação
Jaguaribe tem temperatura de 38,7ºC, quinta mais alta do país
As altas temperaturas em Jaguaribe são comuns

cidade de Jaguaribe, no Ceará, registrou nesta segunda-feira (19) temperatura de 38,7°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município cearense foi o quinto no ranking dos mais quentes do país.

 

Logo na frente de Jaguaribe, aparecem Corumbá (MS), com 39.8; Castelo do Piauí (PI), com 39,2º C; Balsas (MA) com 39,1º C; e Imperatriz (MA), com 38.9 C.

 

Cidades mais quentes do Brasil

Posição

Cidade

Estado

Temperatura

Corumbá

Mato Grosso do Sul

39,8ºC

Castelo do Piauí

Piauí

39,2 º C

Balsas

Maranhão

39.1 º C

Imperatriz

Maranhão

38,9º C

Jaguaribe

Ceará

38.7 ºC


Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)


Dois graus mais quente

De acordo com o Inmet, é comum o aumento da temperatura nos meses terminados em "bro" (setembro, outubro, novembro e dezembro) e que a previsão era que o calor siga constante em todo o Ceará. A tendência, segundo o Inmet, é que o calor siga constante e maior em todo o território cearense.

Tabela da OMS

Além das altas temperaturas, Jaguaribe encabeçou a lista das dez cidades brasileiras com umidades relativas do ar mais baixas do País ficando na sétima posição com umidade de 17%.

A OMS considera umidade do ar acima de 60% como ideal. É considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é considerado estado de emergência.


G1/CE