Pai realiza a cerimônia de casamento da própria filha em Milagres

Por Paulo Sergio 10/02/2020 - 17:46 hs

Momento aguardado por muitos casais, o casamento religioso teve um sabor especial para Rebeca Sampaio, de 29 anos. O pai dela, o marceneiro Raimundo Tarcísio Cabral, de 64 anos, ordenado diácono há quase três anos, foi quem realizou a união matrimonial da filha caçula, em Milagres, no Cariri cearense, na noite do último sábado (8). A celebração foi na Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres. 

O fato - inusitado - é permitido pela Igreja Católica. O diácono é um título de terceiro grau da Ordem do Sacramento, abaixo de bispos e padres. Como parte do clero, são responsáveis por trabalhos administrativos nas dioceses, mas também podem realizar cerimônias como batismos e casamentos.  

Em caso de solteiros e viúvos, o homem diácono deve permanecer celibatário pelo resto da vida, assim como os padres. Porém, muitos diáconos permanentes, como Raimundo, foram ordenados após terem se casado e constituído família.  

Assim, na cerimônia, o marceneiro entrou na igreja cumprindo o ritual de um pai, levando Rebeca até o altar, para, em seguida, vestir-se como sacerdote. Após a troca de alianças, ele tirou a batina e voltou à condição de patriarca da família.

DN