Pau da bandeira de São Raimundo para festa em 2025 é cortado
Foi cortado na manhã deste domingo, 13, o pau da bandeira para ser usado na festa do padroeiro São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre. O lenho tem 15 metros de comprimento e foi retirado da mata no sítio Roçado de Dentro, zona rural.
A ação para cortar o pau da espécie Gonçalave foi realizada por Seu Zé Luzia, agricultor que faz parte da tradição há quase 40 anos, por Luis de Sousa, Antônio Sousa, Tico Polino, Ventinha, Valdir Menezes, Luiz Lobo, Fernandinho, Cicinho, Luan e Henrique. Eles entraram na mata por volta das 06h.
Cortado, o lenho foi deixado na mata, e será buscado no dia 10 de agosto, a 11 dias da abertura da festa religiosa e deixado na sede da escola de samba ESURD. Isso é realizado para que o lenho passe por um processo de secagem. Eles ainda amarraram com um cipó para que não fique torto.
A tradição tem o apoio da paróquia e todo ano, Zé Luzia é procurado. Ele contou ao jornalista Ivan Silva, dois dias antes, que o pároco Pe. Evaldo foi a sua casa, no sítio Boa Vista, para lembra-lo da tradição.
No dia 21 de agosto, a madeira será levada em procissão para a matriz de São Raimundo, no Centro de Várzea Alegre, para ser erguido e marcar o início de mais uma festa do padroeiro.


Paulo Sergio de Carvalho - O vexame de Elmano em Juazeiro e os sinais que o povo está enviando
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor