POLÍTICA COM “P” maiúsculo deve ser discutido por toda a sociedade

Por Profº Geraldo Alves Silva 25/10/2019 - 09:36 hs

“!A experiência política é, em senso amplo, uma das maiores conquistas para um cidadão. Afinal de contas, é preciso ultrapassar as barreiras que nos prendem a um status cultural de inércia. O brasileiro é, de modo geral, mobilizado para tudo menos para a política. Dos nossos assuntos principais ela é descartada sem mais delongas. A política, nas rodas de discussão, adquire um estereótipo quase nefasto, intocável.

As pessoas parecem cada vez mais indispostas a tocar em assuntos traumáticos do ponto de vista ideológico. E quando abdicam desta disposição deflagram uma ruptura com a sociedade”. Por que temos receio de discutir sobre política?

A narração acima faz parte da matéria, com o título: Por que temos receio de discutir sobre política? Publicado no Brasilescola.com.

Realmente, fazemos parte de uma sociedade que ainda tem receio, medo, pavor, ojeriza, em discutir política. E ou tem aqueles que discute até demais.

Mas porque será?

Não é necessário muito esforço pra entender os porques dessa omissão, se é que podemos encarar como uma omissão.

Muitos são os casos em que o cidadão deixa de debater, discutir política pelo simples fato de sermos ainda muito atrelado a política partidária, a defender o interesse individual, esquecendo que vivemos em uma coletividade.

Quando um dia a sociedade brasileira acordar desse sono eterno, ou da hibernação em plena temperatura elevadíssima do nosso clima quente, quem sabe, iniciaremos de fato a discutir algo de tamanha importância para o desenvolvimento de um povo.

Faço parte, ainda, dessa multidão que de forma acanhada se atreve falar um pouco sobre o assunto, mas pasmem, senhores, ainda de forma tímida, porque será?

Simples, porque somos da geração que tem ouvido muito, calado muito mais e falado tão pouco ou quase nada.

Tudo isso pode e deve mudar para o bem de toda a sociedade brasileira.

Estamos prestes a entrar no período eleitoral e antes que chegue tão sonhado momento por muitos, façamos a nossa parte. Comecemos a discutir sobre as políticas públicas pro nosso bairro, pro nosso município e pra nossa nação.

Não temos dúvidas que os homens públicos, em especial os que colocam seus nomes para aprovação cumprindo assim o que determina a nossa carta magna, ao saberem que a população discute, debate, critica, e apresenta sugestões aos seus candidatos, estes por sua vez passam não só apenas ouvi-los, mas em se concretizando as suas respetivas eleitorais, cumprir  “Propostas políticas”, Propostas essas que muitos confundem, com PROMESSAS POLÍTICAS.

Quando eu, você e cada um de nós, cearense, cidadão brasileiro, começar a entender a real diferença de proposta x promessa, aí sim, alcançaremos níveis mais civilizados do que é DISCUTIR POLÍTICA.